Olá,
galera! Estamos caminhando para novos tempos em Educação, goste ou não, a
tecnologia e as formas de ensino-aprendizagem estão mudando, isso exigirá cada
vez mais do professor que precisa saber lidar com novas formas de ensinar e
também do aluno que passará a ter cada vez mais responsabilidade pela busca do
seu conhecimento. Não se trata, portanto, de uma opção, sim de um caminho sem
volta que a Rede Salesiana de Escolas sai na vanguarda oferecendo mais esse
desafio a todos nós.
Força
Sempre,
RAFAEL
MAGNO NORONHA
Professor
de História e Atualidades
Aula
Invertida
O flipped classroom, ou sala de aula invertida, é o nome que
se dá ao método que inverte a lógica de organização da sala de aula. Com ela,
os alunos aprendem o conteúdo em suas próprias casas, por meio de vídeo aulas
ou outros recursos interativos, como games ou arquivos de áudio. A sala de aula
é usada para a realização de exercícios, atividades em grupo e realização de
projetos. O professor aproveita para tirar dúvidas, aprofundar no tema e
estimular discussões.
VEJA O
MEU RECADO: https://www.youtube.com/watch?v=kj_bworRbcQ&feature=youtu.be
Para participar dessa aula,
você deverá seguir o seguinte roteiro:
(01) Tenha em mãos o seu
caderno de História – fazer anotações é importante e ajuda no processo de
aprendizagem. VOCÊ TEM QUE FAZER ANOTAÇÕES! Essa é a tarefa! Muitas anotações, aliás!
(02) Vamos estuda primeiro o Capítulo
11 – O Mundo em Transição – p. 212
Algumas dicas sobre o material do livro:
- Leia na
página 212 e início da página 213 a divisão temporal que estamos adotando.
- Leia
sobre o comitatus na página 213
- Leia o
texto As Origens da Igreja – página 218
- Entre
as páginas 217 e 222 fala sobre a organização da Igreja Católica, você pode
ler, mas um dos grupos de pesquisa apresentou um pouco sobre na última aula.
- A
partir da página 224 fala sobre o Império Carolíngio, que eu expliquei na
penúltima aula, inclusive na página 233 o livro trabalha a crise desse Império,
como eu expliquei em sala de aula causado após a morte de Carlos Magno e a
divisão do Império (Tratado de Verdum), facilitando uma nova onda de invasões.
Depois de passear (ler) o livro, você deverá
acessar o seguinte:
PARA ASSISTIR
A) Introdução sobre povos bárbaros: https://www.youtube.com/watch?v=cNu6hz002jE
C) O
poder da Igreja Católica (fala também das Cruzadas, que são tratadas na aula
12): https://www.youtube.com/watch?v=J_f-B7I3yqc
(03) Vamos estudar agora o capítulo 12
– a Europa Feudal
Algumas dicas sobre o material do livro:
- As páginas 235 e 236 há uma
excelente visão geral do tema
- A
partir da p. 236 o material sobre a sociedade servil – falei já um pouco em
nossa penúltima aula e os grupos também falam um pouco nas apresentações do
projeto na última aula
- A Idade
Média também tinha impostos para tudo – veja na página 239
- A Idade
Média era baseada na agricultura, por isso aprimorou várias técnicas – veja na
página 242
- ASSISTA
ao vídeo disponível em nosso livro digital – FEUDALISMO – muito bom para
entender o feudalismo! Expliquei isso na penúltima aula, mas o vídeo ajuda
muito! NÃO DEIXE DE VER! Link na página 242 do Livro Digital
- Depois
o nosso livro começa a tratar de alguns elementos que fizeram a Idade Média se
transformar (não se preocupe, pois no início do 2º EM isso será tratado com
mais calma em sala de aula, agora é interessante ter apenas uma visão geral).
Primeiro o material trata do renascimento comercial, depois do papel da Igreja
Católica, passando também pelas Cruzadas, a Peste Negra (vários vídeos na
página 251), a Guerra dos Cem Anos e o fortalecimento do Rei.
-
Indicação do livro digital: documentário do History Channel sobre a Primeira
Cruzada –p. 246
Depois de passear (ler) o livro, você deverá
acessar o seguinte:
PARA ASSISTIR:
A) A
sociedade medieval: https://www.youtube.com/watch?v=oNfT66nyGSA
C)
Leia – Idade
das Trevas? Talvez não...
D)
Curiosidade – Como
eram as “cidades” medievais?
E) Vídeo-Aula
sobre Feudalismo – s2 – RESUMÃO para Estudar - https://www.youtube.com/watch?v=25bNkd2Z9xI
Vídeo bacana, que dá uma visão geral também sobre reis e comércio que aparece
em nosso livro! Foco em feudalismo!
(04) Aprofundar:
- Faça
uma questão do ENEM sobre Idade Média: CLIQUE
AQUI
- Faça uma questão sobre a PESTE
NEGRA: CLIQUE
AQUI
- Faça uma questão sobre CRUZADAS: CLIQUE
AQUI
(05) Indicação de filmes:
Se você
quiser ir além, vou deixar duas indicações de filme:
(06) Indicação de jogos on line sobre Idade
Média:
(07) Você pode aprofundar o
tema com as aulas deixadas no Portal Futurum como matéria para o SIMULADO
(08) SE tiver dúvidas sobre o
assunto trabalhado nesta aula anote no seu caderno para debatermos em sala de
aula. Leve seu livro para próxima aula.
“Disciplina
é liberdade” Renato Russo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, coloque seu nome e alguma identificação (cidade, profissão ou instituição).
Se for aluno do RAFAEL, coloque seu nome e série !
Os comentários NÃO são publicados diretamente no BLOG !!! Primeiro eu leio, aceito e posteriormente eles entram no ar ! ! ! !
= ]