27 de mar. de 2008

Amizade – Contextos e Laços

Vídeo sobre o tema:


texto de RAFAEL NORONHA

Amanhã vai ao ar o último capítulo da minissérie “Queridos Amigos”, da Rede Globo de Televisão. Aliás, essa minissérie foi umas das mais belas produções da teledramaturgia, pois além de um elenco espetacular, de um texto primoroso, de uma reconstituição histórica suave e de uma trilha sonora perfeita, ela tem como tema central a AMIZADE.

Interessante perceber o quanto esse tema parece ser urgente, pois também foi o assunto da Redação da FUVEST 2007. Ao longo da História a amizade teve várias concepções, no entanto, nos últimos anos, após o advento da Internet e das mudanças tecnológicas, as relações humanas se tornaram mais superficiais, afinal, quem tem tempo para se entregar?

Uma parte das pessoas reclama da falta de amigos verdadeiros. Nunca tivemos tantos recursos de comunicação, contudo, nunca o Homem sentiu tanto a necessidade de criar laços e sair da solidão.

A minissérie resgata um tipo de amizade que está em falta. Ela trata de um afeto que tenta superar as diferenças, resgatando os amigos como uma verdadeira família, que resiste ao tempo.



Elenco da Minissérie "Queridos Amigos" - A Família


Muitas “famílias” ainda resistem ao tempo, às mudanças, às tecnologias e conseguem fazer com que os laços perdurem por toda uma vida. No entanto, muitas amizades “para sempre” não duram após uma despedida, após uma decepção ou após a noite de formatura.

Amizade exige presença e exige força de vontade para rompermos nossa rotina e assim tornar a saudade menos dilacerante.

15 comentários:

  1. O tema amizade hoje em dia é algo que nos faz pensar sobre o que ela é de verdade, pois muitas pessoas dizem ter amizades, mas não são aquelas amizades q na hora que você mais precisa ela vem falar contigo...
    Se ela disser um simples " - Eu estou aqui para o que vocÊ precisar." quando a pessoa esta para baixo você pode ter certeza de que isso já é algo muito importante para essa pessoa, pois as vezes as pessoas são apenas amigas suas por interesse.
    A amizade verdadeira não se acaba no primeiro desintendimento, ela é capaz de superar qualquer barreira.
    Por isso eu digo, amigos de verdade obrigado por existirem, vocês fazem a diferença.


    Pedro Henrique nº 24
    Washington n° 28

    ResponderExcluir
  2. Nós pensamos que a amizade está um pouco em falta hoje em dia porque as pessoas querem ter a amizade instantane e amigos perfeitos. Ao invés de construir uma amizade com o tempo, sabendo lidar com as diferenças, hoje normalmente uma amizade é feita somente por um unico gosto em comum, e se destrói quando se descobre um gosto incomum. Quando se vive muito com uma pessoa, tem-se que ter paciencia, e deixar o orgulho muito de lado, para não perder aamizade e não criar maiores conflitos. LETÍCIA E MONIQUE SOROOOOOORS

    ResponderExcluir
  3. Podemos dizer que a Amizade é um laço mais do que importante na vida de um ser humano ..Os amigos são como estruturas de sustentação de uma casa, sem elas a casa desmonta ..na fase em que estamos o conceito de amizade pode se tornar muito subjetivo, confundindo amizade com coleguismo.. mas muitas vezes achamos as verdadeiras e sinceras amizades que podemos levar para toda a vida! A amizade não tem tempo nem lugar para acontecer, ela simplismente acontece ..Não será o fim de um ano e de uma fase em nossas vidas que nos separará só porque iremos tomar rumos diferentes. Não será a distãncia muito menos o tempo que dará o fim a uma amizade verdadeira, os pensamentos estarão sempre ligados uns aos outros.

    Carolina n°7
    Lia n°14
    Marcela n°18

    ResponderExcluir
  4. Annelizinhá e Fabi-3ºEM
    Amizade é algo indispensável para se viver bem, afinal o ser humano precisa ter alguém ao seu lado para dividir suas angústia,seus medos,suas alegrias,seus anseios,enfim...sua VIDA.
    É um sentimento maravilhoso, quando se sabe realmente vivenciar o real sentido da palavra.Muitos dizem que quando encontramos um amigo, encontramos um tesouro, e isso é real, pois é esta pessoa que irá te ajudar,estar ao seu lado durante seus melhores e piores momentos,para o que der e vier,ele que vai te corrigir quando você está certo, vai te dizer uma palavra de apoio quando todos te viraram as costas.
    Espero conservar as amizades do colégio, viver cada dia como se fosse o último, porque no final isso tudo vai se tornar uma simples história, do qual vou me orgulhar em dizer: "Eu sim tive amigos, os melhores do mundo."

    ResponderExcluir
  5. AMIZADE

    "os amigos são a família que agente escolhe"

    levar amigos para a vida inteira é algo facil, porém,nós dificultamos o relacinamento,por exemplo, a vontade de querermos a igualdade entre nós e mais alguém se torna conflitante.O respeito é essencial para qualquer relacionamento amizade principalmente. Amigos de verdade estão presente em qualquer momento.

    obrigado
    -------------------
    Sami
    Maísa
    Matheus

    ResponderExcluir
  6. Ao longo de nossas vidas nos deparamos com muitas pessoas, mas são poucas aquelas que consideramos verdadeiras amizades.É claro, que todos nós queremos amizades e é algo fundamental para a nossa vida, porém, não é algo que se diga fácil de conquistar ou entender.Cada qual tem suas idéias, manias e crenças, e se não souibermos conviver com as diferenças a amizade vai se tornar cada vez mais difícil. Temos que aprender com as diferenças ao invés de criticá-las.Quando convivemos com alguem diferente de nós é algo a ser pensado e entendido, o porquê de um certo pensamento da outra pessoa.E devemos refletir que todos nós temos defeitos.Que do mesmo jeito que você não concorda com a atitude de algumas pessoas, também há pessoas que não concordam com a sua.

    Juliana Tayene
    Nathália Mantovani

    ResponderExcluir
  7. A amizade é uma relação complicada, pois envolve diferentes pessoas , de diferentes tipos e opinioes, ligadas por um laço de afinidade. Mas como pode haver afinidade com diferentes tipos de pessoas? Através da aceitação, deixando que o sentimento de carinho e as coisas boas sejam maiores que as diferenças e que as advercidades. Mas não são todas as pessoas que sabem lidar com isso...alias hoje em dia o contato humano está cada vez mais difícil em meio a tanta tecnologia e meios de comunicação. Muitas pessoas se veem rodeadas apenas por amizades superficias até mesmo virtuais devido a praticidade, perdendo aquele contato essencial para uma relação, tornando assim uma sociedade solitária e depressiva. Se as pessoas conversassem mais, tentassem se entender e estabelecer relações saudáveis o mundo com certeza seria bem melhor! Aceitar a opinião dos outros junto com seus defeitos é essencial para uma amizade, e uma amizade é essencial para uma boa vida!


    Bruna Nolde nº3
    Débora Mai nº 8

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Nós nos apaixonamos pela minissérie da rede globo, pois trata de um tema presente na nossa vida. Aquele grupo de amigos, representa outros também; amigos cheios de problemas e diferenças ; um é rico,outro separado, outro não tem onde morar...e mesmo assim com tanta diferença a amizade resiste a esses obstáculos.Precisamos cultivar nossas amizades,pois, são canais de sucesso e apoio para qualquer momento da nossa VIDA. A amizade é uma fonte fundamental por isso temos que alimentá-la.

    ResponderExcluir
  9. Na vida ,as pessoas(AMIGOS) se separam, para terminar os estudos,ser "alguém" ,se casar e etc...
    Mas é importante não deixá-las de lado,sempre continuar se reunindo quando possível ou mantendo contato de alguma forma.
    A série queridos amigos é uma boa lição para as pessoas ,pois mostra que a amizade vem acima de todos e tudo,de problemas ou até mesmo a distância.

    Amanda e Raphael 3ºEM

    ResponderExcluir
  10. Ramon/ Yuri
    3° EM

    A amizade é um grande tema importante a ser discutido, porque hoje em dia pessoas nao estão sabendo escolher suas amizades corretamente. Amigo verdadeiro é aquele que senpre esta do seu lado, dando conselhos, discutindo coisas, animando cada vez a sua vida, é aquele que te fala sim e não, aquele que critica você para que melhore, não fazendo por mal mas para te ajudar, para que cresça e seja uma pessoa melhor.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia !
    Hoje cada um tem seu modo de ver a vida e seu temperamento,a amizade é total cumplicidade,não precisa ser igual ao outro ou ser submisso é entender olado do outro e estar sempre ao lado mesmo sem concordar com suas ideologias.Ela se estende não só em baladas mais sim estar em um sabado a noite em casa apoiando um amigo doente ou deprimdo.
    Amizade eh ser leal..querer seu bem e não sentir inveja !!


    beeijos
    camila carriço e lara

    ResponderExcluir
  12. Oiiii migooo!!
    A amizade é capaz de unir histórias diferentes e tão iguais... saudades da nossa amizade... é tão estarmos longe da nossa família unisal.. rsrsr bons tempos... gde abraço.. parabéns pelo blog..tinha que ser vc mesmo!!!rsrs
    parabéns prof Rafael..
    gde abraço
    Claudinha

    ResponderExcluir
  13. Acho que amizade é uma essência na vida de cada um, amigo substitui a solidã, amigo é aquele que é como um irmão.
    Amizade é como o amor, pra você se tonar amigo verdaeiro de alguém você precisa saber amar, dar valor, sentir a pessoa dentro do seu coração por mais longe que ela possa estar.
    E quem tem um amigo, um de verdade, possui uma rocha que vai te proteger e nunca essa amizade irá se desabar. A amizade, cultivar, a emlhor maneira.

    Taís nº30

    ResponderExcluir
  14. Realmente está cada vez mais difícil ter uma amizade verdadeira nos dias de hoje.
    Com a proximidade das pessoas pela Internet principalmente as amizades se tornam mais virtuais do que o contato direto.
    A amizade é muito importante na vida de qlq pessoa.
    Ela é algo maravilhoso e indescritível,ela exige paciência,mas são seus amigos que vão te escutar que vc vai compartilhar suas alegrias e tristezas.
    Obrigada AMIGOS

    Camila de Fátima nº6

    ResponderExcluir
  15. A amizade é algo muito importante, ninguém consegue sobreviver sem ela, sentimos a necessidade de uma pessoa para nos apoiar, mas realmente é muito difícil conseguir verdadeiros amigos, pessoas que não estão com você por interesse, e fazer essa amizade vencer o tempo é mais difícil ainda, temos que nos esforçar em mantê-las, fazê-las eternas.

    Isadora A.M.Duque nº.16 9ºano

    ResponderExcluir

Por favor, coloque seu nome e alguma identificação (cidade, profissão ou instituição).

Se for aluno do RAFAEL, coloque seu nome e série !

Os comentários NÃO são publicados diretamente no BLOG !!! Primeiro eu leio, aceito e posteriormente eles entram no ar ! ! ! !

= ]