28 de set. de 2010

Resultado da Enquete – Revisão da Lei da Anistia

Para ler e pensar...

Uma atual discussão no Brasil é a revisão ou não da Lei da Anistia de 1979, assinada pelo último presidente militar, João Batista Figueiredo, no dia 28 de agosto. Os cárceres da ditadura foram abertos, e os exilados e banidos puderam retornar ao país. Beneficiou os perseguidos políticos, mas também perdoou torturadores e assassinos.

Vale lembrar que o Brasil viveu a partir de 1964 sob Ditadura Militar após um golpe, que revelou a crise do Estado populista e oposição às ideias mais radicais. O regime militar e toda sua violência tiraram suas máscaras a partir do Ato Institucional Nº 5, o AI-5, que dava amplos poderes ao Presidente, que poderia decretar recesso parlamentar, cassar mandatos e direitos políticos. O AI-5, assim como os outros Atos, servia como um meio de garantir o golpe de 1964 e servir como resposta às manifestações contra o governo, nesse caso, em especial, contra as primeiras ações dos movimentos de guerrilha.

A América Latina passou entre os anos 60 e 80 por Ditaduras Militares e muitos países estão revendo suas leis da anistia e levando ao conhecimento público documentos desse período, não para simplesmente fazer uma caça às bruxas, mas para que nós possamos conhecer a verdade histórica dessa época, para que pessoas que mataram e torturam não façam mais parte da vida pública de seus países.

O Brasil parece se esquivar de fazer uma ampla discussão sobre o assunto! Por quê? Qual a razão de não termos o direito de conhecer a nossa própria História?

A enquete do nosso Blog revelou 69% das pessoas que votaram acreditam que está na hora de rever a Lei da Anistia e revelar documentos da época, enquanto 22% disseram que não está na hora disso acontecer. Tivemos ainda 9% de pessoas que desconhecem o tema.

E você? O que pensa sobre esse assunto?

10 comentários:

  1. GABRIEL PADULA 9º

    EU acho que deveria haver uma revisão, pois a lei da Anistia está e sempre esteve em uma visão '' superficial '' de tudo que acontecia, nao consegue indentificar nem punir os verdadeiros culpados, de determinados crimes ocorridos na época da ditaduta... e também nao se trata de vingança em relaçao ás pessoas que podem ser acusadaas. Trta-se de ''resgate'' da história, da memoria das pessoas, que é muito importante para o fortalecimento da constituição e da democracia no país! =)

    ResponderExcluir
  2. Penso ser esse um assunto muito importante de se discutir pois, apesar de não ser recente, influencia em muitas coisas nos dias de hoje e é lembrado facilmente por todos nós.
    Assim como outros países da América Latina, acredito que o nosso país deveria também procurar saber o que ocorreu na época de 1964 a 1979,durante a ditadura militar. Através dos documentos da época, poderíamos desvendar muitas coisas e ficar a par de tudo isso.Saberíamos quem estava envolvido nesse grande regime, torturadores, militares etc.
    Bom,sabemos que em 1979 foi promulgada a Lei da Anistia, a qual presos eram soltos, pessoas que deixaram o país podiam retornar, e era concedido o perdão àqueles que torturavam as pessoas (militares e torturadores). Não tenho pra mim essa lei como algo bom, pois ela não foi a única lei de anistia, tiveram outras em diversos lugares, algumas até mais recentes, mas acredito, como a ONU, que essas lei deviam ser abolidas, dar um fim nas que já ocorreram e evitar que novas sejam criadas.Elas impedem que a justiça seja feita, pois com ela nenhum militar ou participante da ditadura foi preso ou pagou por tudo que fez, algo que está errado e que deve ser mudado.Pessoas que podem estar , hoje,concorrendo ou futuramente assumindo cargos políticos de nosso país.Assim como foi recomendado à Espanha, deve ser ao Brasil.. tomar posse desses documentos, descobrir a verdade escondida, guardada sobre a ditadura, e julgar finalmente os crimes cometidos na época.


    Yasmin Paiva 9°ano!

    ResponderExcluir
  3. Yan...1°ano

    A lei da anestia foi como um recomeçar para o Brasil,mas nenhum ser humano tem a habilidade de esquecer o que quiser.a lei da anestia foi realmente injusta,e é normal os injutiçados querer justiça,mesmo depois de algum tempo...quem,matou,torturou,prendeu pessoas inocentes tem realmete que pagar,se não foi daquela vez,alguma hora tem que ter justiça...

    Acho sinceramente que cuidar desse assunto agora não é o momento certo,o brasil tem realmente problemas mais sérios.Mas acho que no momento certo o Brasil deve SIM rever a lei da anestia...

    ResponderExcluir
  4. Nós devemos rever a lei da anistia, porque a história ainda não foi contada. O seu processo legal não conseguiu gerar até agora uma reconciliação plena, onde as feridas abertas pela ditadura e pela violência ainda estão por aí.
    De acordo com a notícia, eu concordo com ela, pois é um modo de chegar a uma paz na sociedade.
    Aluna: Àgatha T. Santos
    Nº:01 Série: 9ºano

    ResponderExcluir
  5. Tenho esperança de que, um dia, a pessoa que assumir o poder consiga ter discernimento entre o que é justo e o que não é justo e, principalmente, que tenha coragem para zelar pela democracia e proteger a população da injustiça. A Lei de Anistia é válida e, por isso, eu acho que é meio impossível punir aqueles que atuaram na ditadura e praticaram crimes contra os opositores do governo como tortura e assassinatos. Se é para rever a regra, que seja revista para todos.

    Júlia Brito - 9ºano

    ResponderExcluir
  6. FREDERICO NERY 9ano

    a lei tera que ter uma revisao, pode nao ser agora, pois há coisas mais importanets para ser revista no Brasil... mas eu acho que era bom ser refeita, ou pelomenos ter uma revisao, porque ela e uma lei injusta, e o Brasil de hoje e democrata, entao injustiças, FORA!

    ResponderExcluir
  7. Bem,acho que nossos governantes têm um certo medo de que nós, brasileiros saibamos o que ocorreu nesse passado obscuro de nossa país.
    Mas acho que deveria ser feita uma revisão da lei da anistia, sim, pois com ela poderiamos ver os erros cometidos no passados entender melhor essa lei e nos informar mais e melhor sobre essa periodo complicado e conturbado de nossa pátria.
    Acho que nosso pais tem que honrar o que ele é.
    E se erramos melhor consertar agora do que deixar passar pois isso só vai ser mais um ponto para nós brasileiros olharmos para tras e dizer -nosso pais errou mas concertou.
    E é o que todos nós queremos fazer consertar o que foi errado e não errar mais.
    Maria Claudia 9ºano

    ResponderExcluir
  8. a lei deve ser revista agora para que haja um entendimento melhor sobre a ditadura militar,mas também o Brasil tem vários outros problemas para que seja resolvido,como a pobreza ,a fome,a violência,etc.eu Acho que deve deixa quieto antes que as coisas piorem.A reportagem ,eu concordo com ela ,pois só assim chegaremos a uma certa paz na sociedade!!!!

    ResponderExcluir
  9. sim,a lei tem que ser revista porque atos de violencia como os que ocorreram contra uma pessoa comum no periodo da ditarura,devem sofrer algum tipo de punição e todas as pessoas tem o direito de saber o que ocorreu na historia.

    Thiago mello 9°ano

    ResponderExcluir
  10. Então, é um dever do Governo rever essa lei.
    se vivemos em um país 'Democrático', onde discursos e discursos são lançados,sobre busca de direitos e tudo mais, famílias, que tiveram pessoas mortas e parentes que sumiram nesse mundo,devem sim,saber quem foram os culpados e fazer com que os culpados, sejam penalizados.
    Acho que um problema, é que muitos desses políticos que faziam parte dessa "máfia" escondida atrás de um melhor governo, estão atuando ainda hoje na política, e não querem ser expostos dessa forma.
    Temos um passado muito obscuro, mais nada que um pouco de ética e moral por parte do governo, revendo essa lei, pra dar pelo menos um clareada em uma parte de um Brasil que não se consegue esquecer.

    Letícia Corrêa - 18. 9º ano.

    ResponderExcluir

Por favor, coloque seu nome e alguma identificação (cidade, profissão ou instituição).

Se for aluno do RAFAEL, coloque seu nome e série !

Os comentários NÃO são publicados diretamente no BLOG !!! Primeiro eu leio, aceito e posteriormente eles entram no ar ! ! ! !

= ]